Conceição do Jacuípe com infestação de escorpião amarelo

Com a chegada do tempo quente aumenta a incidências de animais peçonhentos, e agora, neste mês de outubro de 2019, tem se visto muito a incidência de escorpiões na cidade.

Na tarde desta segunda-feira, 21 de outubro de 2019, um cidadão de Conceição do Jacuípe estava, com um escorpião capturado no Amparo e  a procura de informação  sobre o que fazer, no Amparo tem aumentado muito essas ocorrências, mas tem acontecido esses encontros também no centro da cidade.

O escorpião encontrado é da espécie “amarela”, venenoso e é o que gera mais incidentes no pais.
A picada de escorpião, na maioria das vezes, causa sintomas, como vermelhidão, inchaço e dor no local afetado que dura de algumas horas até dois dias. Entretanto, alguns casos podem ser mais graves, causando sintomas generalizados, como enjôo, vômito, dor de cabeça, tontura, espasmo muscular e queda da pressão, suor, palidez, sonolência ou agitação. Em casos muito raros, a picada de escorpião pode causar arritmias e parada cardíaca, havendo risco de morte.
Em caso de picada de escorpião, os primeiros socorros são:
- Lavar o local da picada com água e sabão;
- Manter o local da picada voltado para cima;
- Não cortar, furar ou apertar o local da picada;
- Beber bastante água;
- Dirigir-se, imediatamente, ao serviço de saúde mais próximo.

Medidas de controle/prevenção
Os escorpiões têm hábitos noturnos, permanecendo escondidos durante o dia em locais úmidos e escuros. A principal medida para evitar a presença do animal é a limpeza periódica de terrenos, evitando o acúmulo de lixo e materiais de construção, pois esses são locais que podem atrair insetos, como baratas, que são sua principal fonte de alimento.
Os escorpiões também podem entrar em residências pelas redes de esgoto. Assim, é orientada a vedação de ralos e caixas de gordura. Inseticidas ou outros venenos não têm eficácia comprovada contra a espécie. Também é preciso atenção antes de vestir-se ou calçar tênis ou sapato, pois o escorpião pode ficar escondido em calçados.
Características
O escorpião amarelo tem por característica pernas e cauda amarelo-claras e o tronco escuro. Tem comprimento de até 7 centímetros. O veneno é injetado por um ferrão na ponta da cauda. Sua reprodução pode ser por partenogenética, ou seja, a fêmea não precisa do macho para a fecundação, podendo gerar até 20 filhotes por vez. A distribuição geográfica do animal era restrita a Minas Gerais há pouco mais de uma década, contudo, hoje está presente na maioria das regiões do país.