Homem é vitima de violência domestica em Conceição do Jacuípe

Neste domingo, 24 de maio de 2020, um homem sofreu ferimentos com faca em Conceição do Jacuípe.

A vitima, que reside na região do centro da cidade, sofreu ferimentos, aparentemente, leves, sendo socorrido e levado para o Hospital da cidade. Consta na ocorrência de relatos iniciais que a autora das facadas foi sua companheira.

Violência doméstica contra homens. O que é?

Esse tipo de violência contra homens e meninos abrange uma relação íntima como o casamento, a coabitação, o namoro ou dentro de uma família. Assim como quando a vítima é uma mulher, a violência contra homens pode constituir crime.

Em geral, os casos de violência, quaisquer sejam as vítimas, costumam ser subnotificados. E no caso dos homens também, uma vez que o próprio machismo faz deles algozes e vítimas. Pelo estigma da masculinidade, a violência conjugal abusiva é muitas vezes mascarada por eles.

No Brasil, não há estatísticas oficiais de violência doméstica contra os homens, o que coloca o problema e as vítimas em invisibilidade. O silêncio social de muitos homens se deve à vergonha dos amigos, familiares e até mesmo de profissionais da saúde, tornando o problema um tabu.

Alguns dados sobre este tipo de violência

O Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves) da Fundação Oswaldo Cruz realizou um estudo sobre agressões no namoro com 3.200 estudantes de 104 escolas públicas e particulares, em 10 estados.

A pesquisa revelou que 9 em cada 10 adolescentes praticam ou sofrem violência no namoro; 30% das meninas agridem fisicamente o namorado (tapa, puxar cabelo, empurrar, desferir soco e chute); 17% dos meninos agridem, conforme informa o site Canal Ciências Criminais.

No Reino Unido, em 2017, um estudo pioneiro com 200 homens que sofreram abusos sexuais cometidos por mulheres, mostrou que 80% dos homens nunca relataram as ocorrências e 74,5% não buscaram apoio.

Como no Brasil não há dados oficiais sobre esse tipo de violência conjugal, um questionário no Google Forms foi disponibilizado em redes sociais (páginas e grupos do facebook), para o público masculino responder. A Revista Eletrônica Âmbito Jurídico analisou os dados de 833 homens respondentes sobre as seguintes perguntas:

1. Já sofreu algum tipo de violência nas relações íntimas de afeto? 63,6% sim (521 pessoas); 15,6% talvez (128 pessoas) e 20,8% não (170 pessoas)

2. Justifica tudo o que faz, e quando se esquece ou não tem tempo, ocorrem brigas? (ou já passou por isso em algum relacionamento?) 78,6% sim (629) e 23,3% não (190)

Imagem ilustrativa