Fanfarras se preparam para desfile em Cachoeira marcando início das comemorações da Independência

As fanfarras escolares da região do Recôncavo da Bahia já estão intensificando os ensaios para o Desfile Cívico no dia 25 de junho na cidade de Cachoeira (a 120 km de Salvador). A iniciativa visa reconhecer a importância de Cachoeira nas batalhas travadas pela conquista da Independência do Brasil, que tiveram início no dia 25 de junho de 1822. A data é tão representativa para a história que acontece a transferência da sede do Governo do Estado da Bahia para o município e uma programação especial é desenvolvida.

Com 81 anos de história, a Banda Marcial do Colégio Estadual da Cachoeira (BAMCEC) participa todos os anos do desfile e os estudantes cumprem uma rotina intensa de ensaios. "Realizamos duas horas de ensaios todos os dias. Também gosto de conversar com os alunos a cada desfile sobre a história daquela data, daquele lugar e do momento, para mostrar porque estão ali. Isto é muito positivo, pois eles se dedicam mais e realizam uma bela apresentação", comemora o instrutor da banda, Percival Magalhães.

 

Em São Félix, cidade vizinha à Cachoeira, a Fanfarra do Colégio Estadual Rômulo Galvão (FANFACERG) também ensaia um repertório especial todas as terças, quintas e sextas-feiras. O estudante Ihlan de Lima, 14, 1º ano do Ensino Médio, que já está na fanfarra há três anos, toca percussão e conta que fica emocionado ao participar destas comemorações. "São três horas de ensaios por dia e confesso que queria mais. Gosto de tudo perfeito e este é um evento muito importante para nós baianos e, principalmente, para o Recôncavo, lugar onde a história da Independência começou", pontua.

 

Os estudantes da Banda Marcial de Acupe (BAMAC), do Colégio Estadual Castro Alves, localizado no distrito de Acupe, na cidade de Santo Amaro (72 Km de Salvador), também se preparam para a apresentação. Esta será a segunda vez que a banda participará do desfile em Cachoeira. "Estou ensaiando bastante porque eu toco caixa e este é um instrumento que exige muita dedicação, pois tem um som bem marcante. Quero fazer bonito na participação da minha cidade nas comemorações do momento histórico da Bahia", declarou o estudante William Peixoto, 17, 3º ano do Ensino Médio.

 

A Coordenadora dos Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado, Nide Nobre, destacou a importância do envolvimento dos estudantes e das fanfarras nestes contextos históricos. "É essencial a participação dos estudantes neste momento de celebrar nossas lutas gloriosas, que começaram em Cachoeira, no dia 25 de junho. É o momento de reviver a nossa história e é trazendo, por meio dessa forma magnífica de manifestação cultural nas ruas, que é a música, que as escolas, junto à comunidade, desempenham seu grande papel aliando a educação à arte musical", comentou.



Fotos: Ilustrativas/ Cláudia Oliveira