CBA: Todos os “ciclocaminhos” levam a Conceição do Jacuípe no dia 13 de outubro

O grande evento ciclístico que acontecerá no dia 13 de outubro de 2019, em Conceição do Jacuípe (Berimbau), o IV Cicloturismo esta atraindo todos os amantes do esporte e lazer saudável. Desta vez foi a CBA (Camaçari Bike Adventure) que avisou que estão vindo para a cidade.

Este evento esta movendo toda a região e Bahia, a exemplo disso foi EDD Bala (click) que já chamou todos para vim e agora e a vez da CBA.

Saiba mais sobre o IV Cicloturismo abaixo:

Promovendo o uso da bicicleta de forma saudável e sustentável

Os desafios atuais relacionados ao desenvolvimento territorial sustentável estão em tornar a cidade um espaço que ofereça a seus moradores qualidade de vida, e não somente espaço para o desenvolvimento industrial e o comercial, pautados na lógica capitalista e distanciados, muitas vezes, dos critérios de sustentabilidade.

Do modelo de cidade sustentável, com o uso da bicicleta, surge o cicloturismo. Por meio dessa atividade, é possível conhecer os espaços urbanos, rurais e os lugares de maior concentração social: praças, ruas, áreas de comércio, mercados, avenidas, feiras livres etc, fazendo com que outras pessoas conheçam mais de perto a cidade em diversos pontos, ou seja, o cicloturismo também oferece a cidade uma atividade turística.

Do Cicloturismo em Conceição do Jacuípe

O cicloturismo de Conceição do Jacuípe está sendo realizado pelo quarto ano pelos grupos de ciclismo da cidade, com objetivo reunir o máximo de ciclistas da região para uma manhã de aventuras e diversão, sempre na busca de agregar e incentivar novas pessoas a aderirem ao esporte que vem crescendo de forma avassaladora nos últimos anos, que inclusive na nossa cidade, o evento com muita luta dos ciclistas locais se transformou na lei municipal de nº 706/2019 que dispõe sobre a criação do dia Municipal do Cicloturismo.
Importante ser frisado que o evento é BENEFICENTE E SEM FINS LUCRATIVOS, no qual pedimos a colaboração de todos os participantes 1 kg de alimento não perecível para doar as pessoas carentes como ocorreram nas edições anteriores.
Portanto o cicloturimo de Conceição do Jacuípe vem incentivando o desenvolvimento sustentável da nossa cidade, turismo, esporte, lazer e trabalhos sociais com as pessoas mais necessitadas do nosso município.

Histórico do Cicloturismo de Conceição do Jacuípe

O cicloturismo em Conceição do Jacuípe foi iniciada no ano de 2015 e vem crescendo em número de participantes e parceiros a cada ano.
No ano de 2018, o passeio contou com a participação aproximada de 1.000 (um mil) ciclistas, sendo pessoas de várias idades desde crianças de poucos anos de vida a pessoas com idade superior a 60 anos.
Os participantes do cicloturismo são ciclistas de diferentes cidades da região, ainda contando com diversos grupos ciclísticos que apoiam o evento com suas presenças.
As edições anteriores contaram ainda com as parcerias:
- Guarda Municipal, que acompanha o evento para evitar incidentes no trânsito;
- Polícia Militar do Estado da Bahia que auxilia no controle do trânsito e evita atitudes indesejadas ou que coloquem em risco a segurança dos participantes;
- Da Prefeitura Municipal com apoio logístico, disponibilizando e sinalizando as vias, ambulância, guarda municipal entre outros;
- Apoio de diversos comércios e empresas, que abraçam o evento e patrocinam no que for necessário;
- Apoio dos grupos ciclísticos da cidade e região.

O IV Cicloturismo de Conceição do Jacuípe (Berimbau)

A quarta edição do cicloturismo de Conceição do Jacuípe (Berimbau) será realizada no dia 13 de outubro de 2019, a partir das 7h da manhã, a meta de número de participantes no evento é superior a 2.000 (dois mil) ciclistas. Para isso será feito trabalho de divulgação em diferentes mídias como rádio, sites, carros de som, redes sociais, além do contato com outros grupos que já desenvolvem ações semelhantes.
Para participar do IV cicloturismo de Conceição do Jacuípe é feita a inscrição por participante com a doação de um quilo de alimento não perecível, exceto sal, que será entregue as famílias mais necessitadas do município. No ato da inscrição, cada participante receberá uma pulseira que lhe dará direito a concorrer nos sorteios dos brindes.
A trilha será de 29 km, que além dos apoios já citadas, contará com pontos de hidratação, trilha sinalizada, carros de apoios e suporte da organização em todo o percurso.

Local da Concentração: saída e retorno

- Associação Atlética Berimbau, no qual contará com café da manhã grátis, entre outros atrativos para os participantes

Programação /Horário /Atividades

- 07:00 às 08:30 Inscrições e café da manhã;
- 08:30 às 08:50 Alongamento e preparo para o passeio;
- 09:00 Saída para o Passeio Ciclístico 
- 12:30 às 13:00 Sorteio de brindes
- 13:00 show de música ao vivo
- 14:00 encerramento 

RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se incentivar o uso da bicicleta de forma saudável e sustentável, oferecer orientações sobre o uso de bicicletas e preparação corporal para tal atividade, promover atividades que integrem a comunidade ao esporte, proporcionar uma alternativa de lazer, além de promover e de desenvolver o respeito ao meio ambiente, a educação para o trânsito, além de fazer um trabalho social.