A Prefeita de Santo Amaro na última sexta feira, 05 de abril de 2024, enviou para Câmara de Vereadores, projeto de lei que concedia aos professores de cerca de 3,62% de aumento para categoria que já somam perdas de aproximadamente 79% no salário, pois não tem seus salários corrigidos desde 2019.
Numa sessão extraordinária tensa, onde houve duas paralisação, Vereadores, sindicato da categoria e funcionários, que alegaram que o referido projeto não tinha sido discutido com a categoria, chegaram a um acordo colocando uma emenda aditiva de 7%. Colocada em votação, a emenda foi aprovada pelos 15 vereadores. Mas para surpresa de todos, a prefeita na segunda feira 08/04 derrubou a emenda.
A Prefeitura tem uma previsão de Orçamento de R$ 97 milhões para a Educação em 2024 e já recebeu cerca de R$ 24 milhões até março... e mesmo assim insiste em não conceder reajuste e demais benefícios aos professores. A educação de Santo Amaro, passa por uma grande crise administrativa, sendo que foi a única cidade no Estado da Bahia que não realizou a Jornada Pedagógica.
Os servidores continuaram com suas reivindicações e segundo o sindicato da categoria a paralisação.
A questão agora volta para Câmara de vereadores, onde os servidores esperam que os 15 que votaram a favor derrube o veto da Prefeita.
Projeto original
Emenda
Veto