Nesta sexta-feira, 02 de agosto de 2024, no programa Jacuípe É Noticia, na Rádio Educadora de Conceição do Jacuípe foi feito o debate sobre política e religião com os Pastores Romenil e Renato.

O Pastor Renato esclareceu que a Bíblia fala muito de política, com muitos personagens que participaram da administração e ainda comentou sobre posturas de lideranças religiosas atuais que optam pelo não envolvimento, relacionando com a laicidade do Estado.
Para o Pastor Renato política e religião são diferentes, mas podem andar juntas, mas com ética e respeito.
O Pastor Romenil comentou sobre as situações onde o religioso combate as más atitudes e ações dos governantes, existem muitos exemplo disso na Bíblia, principalmente nos casos dos profetas.
Foi feito um paralelo desses fatos com os dias atuais, onde o Pastor Romenil comentou que opressões de governantes existem hoje e lembrou que a religião é antes do Estado.
O Pastor Romenil inclusive já foi candidato a vereador em 1988 e passou por uma experiência com o tramite legar da eleição neste período.
O Pastor Renato complementou sobre a questão dos religiosos se posicionarem contrario aos erros dos governantes.
Segundo o Pastor Renato a política e a religião pode coexistir, mas a igreja não deve ser usada politicamente.
Foi comentado sobre a intervenção do Estado sobre as religiões, onde existem colocações de restrições, sendo pontuado que o extremismo não é bem visto, mas o evangelho deve ser pregado, com respeito a cultura dos povos.
O Tema da diminuição do numero de cristão e o aumento de outras religiões foi comentado.
Temas cristãos na política, como proteção a vida, defesa pessoal foram abordados.
Opções evangélicas e comportamento com relação a leis contrarias a preceitos bíblicos.
Considerações finais.