O
significado literal da palavra batismo é imersão ou
mergulho, sendo assim a maioria das igrejas evangélicas, praticam
o batismo por imersão total na água, porém algumas
igrejas como a igreja presbiteriana e a Católica Romana praticam
o batismo por aspersão, esse costume, segundo alguns, vem do
período da conversão do império romano para o
cristianismo, onde todos os que estavam sobre o domínio de
Roma eram obrigados a se tornarem cristãos, sob pena de castigo,
assim haviam milhares de pessoas que compareciam para aceitarem a
nova crença, sendo desta forma mais prático borrifar
água sobre a multidão do que mergulhar um a um na água.
Contudo a essência do batismo é justamente ser um sacramento,
ou melhor, um sinal externo de uma graça dada por Deus, uma
profissão de fé, testemunho público de conversão
a Deus. Essa questão de ser por aspersão ou imersão
deve ser uma questão de segundo plano. E por ser uma profissão
de fé, os evangélicos não batizam crianças,
por crerem ser necessário uma consciência do ato, pois
ele só deve ser feito uma vez na vida.
Batismo
de infantes |
Em fins do século
IV e começo do V, Santo Agostinho estruturou a liturgia
do sacramento do batismo, ministrado aos recém-nascidos.
Segundo ele, as pessoas já nascem com inclinação
para o mal, pois, descendentes de Adão e Eva, compartilham
do pecado original. Na Igreja Católica, joga-se água
benta sobre a cabeça do neo-cristão para limpar
sua alma e prepará-lo a imitar Cristo que, pelas mãos
de São João Batista, também recebeu este
sacramento.
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Batismo
nas águas (Batismo do arrependimento)
O
batismo foi iniciado por João, o Batista, ele era chamado Batista
justamente porque a base de seu ensino era o batismo.
Assim apareceu João, o Batista, no deserto, pregando
o batismo de arrependimento para remissão dos pecados.
E saíam a ter com ele toda a terra da Judéia, e todos
os moradores de Jerusalém; e eram por ele batizados no rio
Jordão, confessando os seus pecados. Marcos 1: 4-5
A água era utilizada como símbolo de purificação
e a lei judaica estabelecia seu uso como ritual de limpeza. Antes
do século I a.C. pedia-se aos convertidos ao judaísmo
que se banhassem como sinal de aceitação da Aliança.
João chamava as pessoas a serem batizadas no rio Jordão
e demonstrassem que realmente mudaram de atitude, seguindo uma vida
digna. (Lucas 3: 10 em diante).
É bom lembrar que o batismo é um sacramento é
não confere graça nenhum ao batizando, sendo simplesmente
a manifestação externa de uma graça dada por
Deus, ou seja, é a confissão pública da fé
em Deus à comunidade.
A fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem
da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo
igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante,
mas santa e irrepreensível. Efésios 5: 26-27
Batismo
em Moisés
Pois
não quero, irmãos, que ignoreis que nossos pais estiveram
todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar; e, na nuvem e no
mar, todos foram batizados em Moisés, e todos comeram do mesmo
alimento espiritual; e beberam todos da mesma bebida espiritual, porque
bebiam da pedra espiritual que os acompanhava; e a pedra era Cristo.
Mas Deus não se agradou da maior parte deles; pelo que foram
prostrados no deserto.
Ora, estas coisas nos foram feitas para exemplo, a fim de que não
cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. I Coríntios
10: 1-6
Como vemos nos versículos acima o batismo é uma representação,
justamente como no caso de Moisés, cujo batismo relata perfeitamente
o batismo do arrependimento, pois o Egito, representam os inimigos
de Deus e o velho homem carnal, ficaram dentro do mar; saindo o povo
de Deus livre para o servir a Deus. Analisando o restante do capítulo
vemos um aviso para se manter sempre em Cristo, afinal apesar de todos
os grandes milagres feitos por Deus no meio deste povo, muitos caíram.
Da mesma forma devemos ter muito cuidado com nossa vida de cristão.
Batismo
como ordenança
Então
veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão,
para ser batizado por ele.
Mas João o impedia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado
por ti, e tu vens a mim?
Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos
convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu.
Mateus 3: 13-15
Jesus foi o único homem que não precisava ser batizado,
pois Ele não tinha pecado, por isso João não
o queria batizar, porém Jesus disse que era necessário,
porque o batismo é uma ordenança dada por Deus, sendo
assim não convém a ninguém questionar, e sim
cumprir. Da mesma forma a nós não convém qualquer
questionamento sobre o batismo.
Nas igrejas primitiva as pessoas eram batizadas instantaneamente após
a conversão a fé, porém hoje temos o costume
de orientar o convertido sobre a responsabilidade do ato, não
por uma questão de duvidar da conversão, pois esse julgamento
só pode ser feito por Deus, porém para resguardar a
consciência do batizando com relação ao ato que
está praticando, evitando acontecer o fato do batismo se tornar
“apenas um banho”. Contudo não é errado
as igrejas batizarem instantaneamente as pessoas, nem batizarem depois,
isto são apenas questões de moderações
e racionalismos.
Batismo
feito por Jesus – Com o Espírito e em fogo
O
batismo de arrependimento foi criado por João Batista, porém
ele mesmo disse que Cristo viria e seria maior que ele, e batizaria
não com água mas, com o Espírito e em fogo.
Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do
arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso
do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará
no Espírito Santo, e em fogo. Mateus 3: 11.
Jesus começou o seu ministério terreno após ser
batizado por João, é começou pregando o arrependimento
e que o Reino de Deus já havia chegado. Notadamente Jesus batizava
mais que João, porém Ele mesmo não batizava e
sim os seus discípulos.
Quando, pois, o Senhor soube que os fariseus tinham ouvido
dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos do que
João (ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus
discípulos) João 4: 1-2
Contudo percebemos pela Bíblia que espiritualmente Jesus executa
dois batismos:
Batismo
no Espírito
Esse
batismo, já que batismo é imersão, significa
que aquele que crê em Cristo, o próprio Cristo o imerge
no Espírito Santo. Com o batismo pela água nos tornamos
publicamente membro de uma igreja. Porém com o batismo feito
por Cristo nos tornamos membros espirituais do corpo de Cristo.
Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes
de Cristo. Gálatas 3:27
Este é o batismo verdadeiramente para salvação,
e segundo alguns estudiosos, esse é o batismo que fala em Marcos
16:16. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não
crer será condenado. Este é o selo dado
por Deus que marca o verdadeiro salvo por Cristo.
Batismo
no fogo – (O inferno)
Quando
João, o Batista, falava de que Jesus iria batizar com o Espírito
e com fogo, ele estava falando do julgamento e seleção
final que o Messias iria fazer, ou seja, o Cristo iria separar o “joio
do trigo”, as “ovelhas dos bodes”.
A sua pá ele tem na mão, e limpará
bem a sua eira; recolherá o seu trigo ao celeiro, mas queimará
a palha em fogo inextinguível. Mateus 3:12
Está passagem se lida inteira e interpretada corretamente será
notado que esses dois batismos são julgamentos cujas sentenças
são Espírito (salvação) e fogo (perdição).
Novamente, como batismo é imersão, neste batismo de
fogo, os condenados serão lançados no lado de fogo e
enxofre que fala em Apocalipse.
Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos
abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos
feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua
parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é
a segunda morte. Apocalipse 21:8.
Existem algumas confusões relativas a este tema, pois surgiu
dentro dos movimentos pentecostais, uma cultura de fogo, ou seja,
tudo tinha de ser de fogo: Oração de fogo, sapato de
fogo, pregação de fogo, etc. de fogo. Assim neste ínterim
muitos membros pediam o batismo de fogo, porém faltando analisas
a Palavra eles estavam pedindo simplesmente para serem lançados
no lago de fogo. Graças a Deus que Ele é misericordioso
e não faz tudo que pedimos, e não leva em conta a nossa
ignorância (Atos 17:30). Inclusive
em algumas músicas evangélicas existem ainda a referência
a esse batismo de fogo como sendo coisa boa, porém qualquer
pastor pentecostal que tenha um conhecimento da Palavra jamais indica
este pedido de oração.
Batismo
em nome da Trindade
Portanto
ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os
em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. João
3:26
Os evangélicos crêm que Jesus só deixou duas ordenanças:
O batismo e a Ceia, a Igreja Católica crê que são
sete. Porém como estamos falando do batismo, o Próprio
cristo diz que devemos batizar em nome da Trindade. Alguns pregam
que deve ser batizado em nome de Cristo, contudo esta doutrina gera
mais discordância do que união, gerando inclusive nesses
grupos o re-batismo e segundo o nosso entendimento parece ser uma
heresia, afinal Deus não é Deus de confusão.
E o batismo só deve ser feito uma vez. É claro, porém
que se exclui o batismo de crianças, por elas não terem
consciência do ato.
Porque Deus não é Deus de confusão,
mas sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos.
I Coríntios 14:33.
Batismo
pelos mortos
De outra maneira, que farão os que se batizam pelos
mortos? Se absolutamente os mortos não ressuscitam, por que
então se batizam por eles? I Coríntios 15:29.
Os atos externos, em sua maioria, geram questionamentos e supervalorização
do ato, seja os exemplos dos artistas cujas opiniões possuem
muito peso. Em nosso meio veja os exemplos dos dons e milagres externos,
como o dom de línguas e de profecia que gera ainda anta discórdia
no meio. No caso do batismo na igreja primitiva foi isso que aconteceu,
inclusive Paulo chega a dar graças a Deus por não ter
batizado.
Dou graças a Deus que a nenhum de vós batizei,
senão a Crispo e a Gaio. I Coríntios 1:14
Essa supervalorização do batismo na igreja de Corinto
gerou a ideia de que se a pessoa não fosse batizada não
iria ser salva, coisa aliás que também contribuiu para
o batismo de crianças no catolicismo. Sendo assim se uma pessoa
morreu sem ser batizada, estaria perdida, então surgiu a ideia
no meio da igreja de Corinto de um vivo se batizar no lugar de um
morto para que ele tenha acesso a salvação. Contudo
Paulo combate este ato como sendo um ato sem valor.
Conclusão
O
batismo é um ato importantíssimo para a cristandade,
por isso deve ser tratado com muito selo e respeito. É necessário
que os crentes em Cristo entendam a verdadeira importância dele,
pois além de ser uma das ordenanças de Cristo, Ele mesmo
o fez como exemplo, dando a este ato uma suma importância, referindo-se
este ser esta a vontade de Deus.
Cumpramos pois este ordenamento com zelo e amor.