Louco hoje te pedirão a tua alma
Propôs-lhes então uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produzira com abundância; e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos.
Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te.
Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. Lucas 12: 16-21

Com base nesta parábola que Jesus relatou, vem a pergunta. Porque Jesus chamou este homem de louco? Afinal ele tem características muito boas veja.:

Ele era um homem abençoado
O campo de um homem rico produzira com abundância; Lucas 12:16b
Este homem era rico e além de ser rico o campo dele produziu com fartura, tudo isso não é pecado, pelo contrário é uma benção de Deus. Então ele não era louco por causa da riqueza, nem por causa da abundancia.

Ele era inteligente.
...e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos. Lucas 12:17
Ele tinha um problema por causa da abundancia, ele iria perder parte da sua benção por falta de onde guardar, então ele pensava o que iria fazer para não perder. Coisa de gente inteligente, como alias todos somos nós, com certeza faríamos a mesma coisa, pensaríamos como não ter prejuízo. Isso também não é pecado, nem loucura.

Ele era precavido
Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos... Lucas 12: 18-19
A abundancia não dura para sempre, então ele, precavidamente, resolver guardar parte de seus bens para depois, quando as coisas podem não estar tão bem. Isto é precaução, coisa de gente inteligente, com certeza muitos de nós fazemos a mesma coisa, guardamos na poupança, deixamos reservas para um imprevisto, etc. Também esse não foi o motivo pelo qual Jesus chamou este homem de louco.

Então porque Jesus o chamou de louco?

Claro que ele não era louco por ser rico, inteligente e precavido, isso são características de pessoas abençoadas. Porém Jesus o chamou de louco por um único motivo.
...e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te. Lucas 12:19b
Ele era louco porque quis satisfazer a sua alma com os bens. Porém só Deus pode suprir as necessidades da alma.
Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. Salmo 23:3
Na Bíblia a alma pode ser considerada como:
- A vida da pessoa ou dos animais (alma vivente) - E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente. Gênesis 2:7
- Os sentimentos e emoções** - Mas Ana respondeu: Não, Senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; não bebi vinho nem bebida forte, porém derramei a minha alma perante o Senhor. I Samuel 1:15
- O espírito do ser humano** - Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. Salmo 16:10
** Nota.: Existe uma teologia a respeito que crê que na Dicotomia, ou seja, o homem é corpo e alma. Assim, alma e espírito são a mesma coisa, sendo assim as palavras são sinônimos. Já outra teologia acredita na Tricotomia, ou seja, que o homem é corpo alma e espírito. Seja como for a sinonímia existe e o texto de Lucas 12 está usando o termo alma também com o sentido de espírito do homem e também como vida humana.

As necessidades da alma estão em Deus.

A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e verei a face de Deus? Salmo 42:2 – Deus satisfaz as necessidades da alma.
Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador... Lucas 1:46-47 – Deus criou a alma para engrandecer a Ele mesmo.
Senhor, fizeste subir a minha alma do inferno, conservaste-me a vida, dentre os que descem à cova. Salmo 30:3 – Só Deus pode dar salvação à alma.

Conclusão

A loucura da qual Jesus está se referindo ao homem é justamente o esquecer de Deus e colocar a sua felicidade nas coisas materiais: dinheiro, bens, conforto, etc. Estas coisas todas são agradáveis ao ser humano, porém a nossa vida realmente está em Cristo e o que fazemos, se queremos que perdure, deve ser feita em Cristo, pois só Ele responde pela eternidade.
Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; pois neste, Deus, o Pai, imprimiu o seu selo. João 6:27

Por Rubens Silva Aguiar
Editor@jacuipenoticias.com
Voltar a página inicial
Comentários:

Muito bom, parabens irmão

Borges