O MP se reunirá nesta sexta-feira, 19 de maio de 2023, para dar um parecer sobre o São João, depois da decisão a prefeitura, organizará os festejos, segundo este parecer.
O São João é Lei em Conceição do Jacuípe, iniciada em 1997, virando uma tradição, porém neste ano de 2023, uma pendência envolvendo o Ministério Publico, gerou desconfortos, que foi explicado pela Prefeita Tânia Yoshida em sua “live” nesta quinta-feira, 18 de maio de 2023.
O fato explicado pela Prefeita Tânia Yoshida, foi que a ex-prefeita firmou um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) em 2018, com o M.P., estabelecendo que os gastos para o São João seriam de R$ 700 mil, gastos insuficientes para os festejos, sendo que a própria ex-prefeita não cumpriu este TAC em 2019, vindo a atual prefeita a ser informado sobre ele só em 2022, depois da festa.
A Prefeita Tânia Yoshida pediu revisão dos valores, pois o orçamento para os festejos é de R$ 2.800 mil. Acreditando estar todo resolvido, ela foi surpreendida pelo alerta do MP no dia 17/05/23.
A prefeitura argumenta da importância do evento, da questão de estar em Lei, de estar no orçamento, benefícios a população e etc, estando agora aguardando a reunião do MP, nesta sexta-feira, 19/05/23, onde após a estipulação de valores liberados, será feita uma nova organização do evento.
Outro ponto relatado pela Prefeita Tânia Yoshida foi a ação de um “reporte” que espalhou noticias inverídicas sobre o São João, qualificado a ação deste de imoral e sem respeito.
A prefeita informou que este “repórter” vai ser interpelado e ela vai querer saber a fonte das informações passadas por ele, pois nem ela sabia desta reunião. “é uma monstruosidade o que estão fazendo com o município!”
O município esta regular em todos os aspectos quanto aos festejos, porém por respeito a Justiça, a prefeita Tânia Yoshida informou que aguardará os posicionamentos da Justiça, cuja reunião esta marcada para esta sexta-feira, 19:00h, onde após esta será decidido quanto a prefeitura poderá gastar no evento.
Já existe uma comissão designada na prefeitura para refazer toda a organização do evento, entretanto a Prefeita esta arrasada pelo acontecimento.
A Prefeita Tânia, mostrando o TAC assinado pela ex-prefeita, afirma que foi uma maldade contra Conceição do Jacuípe, coisa vergonhosa, um nojo.
A prefeita se mostra revoltadíssima, comentando que a ex-prefeita não tinha noção da grandiosidade da festa e o “repórter” criou incertezas no município.
O processo de contratação estava em tramite e a prefeita Tânia Yoshida mostrou, em sua “live” 16 pastas de bandas, que iria divulgar neste dia, porém todo o processo terá de ser refeito.
Como é Lei no município, sempre existe valores no orçamento para o evento, a prefeita informou que existe 4 milhões para o São João, assim depois do parecer do MP ele vai divulgar a nova organização e atrações
A Prefeita Tânia Yoshida pediu postura de respeito da oposição, que estão pensando nas eleição e afirmou que esta sendo massacrada a cada dia.
Entretanto a prefeita Tânia Yoshida se mostra confiante e afirma que Conceição do Jacuípe vai melhorar.
O processo de um TAC (termo de Ajustamento de Conduta) tem um tramite de negociação, argumentação e dialogo, assim o que aconteceu foi uma monstruosidade (proposital) contra Conceição do Jacuípe, afirmou a Prefeita Tânia Yoshida: “Isso não é amor é ódio” e ainda pessoa sem noção fica soltando bobagens.
Estão fingindo amor e apunhalando pelas costas.
O São João não é só uma festa, relatou a Prefeita Tânia. Informando que a oposição esta feliz por vê-la chorar, mas ela não se sente derrotada, se sente forte e determinada.
Finalizando a Prefeita Tânia disse que vai ter São João e dias melhores virão.