Bloqueado o acesso a Mondial em Conceição do Jacuípe

Nesta segunda-feira, 25 de maio d 2020, á tarde foi feito um bloqueio com concreto que fechou o principal trecho da estrada que de acesso a entrada da Indústria Mondial, pelo lado de Conceição do Jacuípe.

Foto A Voz da região

Este bloqueio na estrada da Volta, como é conhecida é o elo de ligação entre os municípios de Amélia Rodrigues e Conceição do Jacuípe, acabou dificultado o acesso dos trabalhadores, entretanto a parte da BR-101, que dá acesso aos caminhões foi poupada.

Quando chegamos ao local, por volta das 15 horas, encontramos com o comandante da Policia Militar de Conceição do Jacuípe, o Tenente Izaak, o mesmo alegou que fora preciso a ação para proibir a entrada de veículos de outras cidades transportando suspeitos de infectados pela Covid 19.

A ação provocou grande revolta de moradores do local e trabalhadores da empresa, o que fez uma das colaboradoras do núcleo lamentar o rodeio que todos têm que fazer para chegar ao local de trabalho durante o tempo em que durar a operação.

Esses bloqueios tem se mostrado com muitos furos, principalmente pelo fato da contaminação poder vim de trabalhadores como médicos, enfermeiros, caminhoneiros e até policiais, que são de outra cidade e, também trabalham aqui, tendo livre acesso.

O comunicador Sikêra Jr., a exemplo citou que foi contaminado por uma enfermeira, EM CASA.

Ainda o fator de FICAR EM CASA, como ninguém consegue ficar totalmente isolado, não tem sido 100% eficaz, como foi o caso de uma atriz que se contaminou na quarentena, talvez via “delivery” ou no elevador.

Existem outros fatores envolvidos, mas, por fim tem a questão de saber se uma ordem da prefeitura pode fazer estas coisas, de bloquear uma BA, pois como já foi dito, esta parte da Estrada da Volta é uma BA, inclusive foi asfaltada pelo estado, igualmente a BA-084, que também teve uma barreira, podendo impedir a passagem de moradores de outras cidades, como Água Fria e etc.

Até o Presidente da Republica já questionou essas ações, que por decreto de um prefeito pessoas podem serem presas.

A Fabrica Mondial é a maior empregadora de Conceição do Jacuípe e uma das maiores do ramo de eletrodomésticos do Brasil.

A polemica sobre a ação da prefeitura é justamente a violação da Liberdade de ir e vir  da Constituição INCISO XV – LIBERDADE DE LOCOMOÇÃO revogada durante a Ditadura Militar no AI-5

“É livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens”

Abaixo um Podcast sobre o tema.

Imposto de Renda