Tânia Yoshida faz balanço do Arraiá do Berimbau: "Ficou na história de Conceição do Jacuípe"

Sucesso em toda a Bahia, o Arraiá do Berimbau, em Conceição do Jacuípe, movimentou mais de 300 mil pessoas, entre turistas e moradores durante os cinco dias de festa. Além das atrações regionais, mais de 10 artistas de renome no cenário nacional passaram pelo palco principal. Em 2022, a Prefeitura Municipal se empenhou para oferecer uma programação contagiante, resgatando a tradição de maior São João do estado.

Em sua live semanal, a prefeita Tânia Yoshida (PSD) não escondeu a felicidade com o sucesso do evento. Em seu quarto mandato, para ela o Arraiá superou todas as outras edições já realizadas, entrando para a história do município.

"Esse São João foi atípico. Ficou na história de Conceição do Jacuípe. Realmente tomou uma dimensão tão diferente de tudo que já vivi desde 97, quando fiz o primeiro São João. Foi lindo. Sinceramente fiquei encantada. Achei maravilhoso. Fizemos tudo de maneira projetada para garantir a segurança de todos. Teve uma imagem que eu chorei quando vi, de um drone mostrando a multidão em nossa praça. A beleza que estava", destacou.

Ainda na ocasião, a gestora municipal parabenizou o trabalho da Vigilância Sanitária, comentando também sobre a geração de emprego e renda, que promoveu o aquecimento da economia local durante todo o período festivo.

"Percorri o circuito inteiro da festa para ver se havia algum problema. Todo mundo vendeu os seus produtos, a sua cerveja, o seu licor. Teve uma noite que chegou a faltar cerveja no circuito, tamanho o sucesso. A Vigilância Sanitária, inclusive, fez um trabalho excelente, preparando os ambulantes e atuando na fiscalização. Foram apreendidas 1070 garrafas de bebidas em recipientes de vidro. Certamente o Arraiá aqueceu a economia. Os comerciantes estão vibrando com tudo o que viveram nestes dias, depois de saírem de uma crise de dois anos. Os mercados e as lojas contrataram algumas pessoas, teve quem colocou suas barracas, seus lanches, então todo mundo ganhou o seu dinheirinho. Foi um São João onde todos saíram ganhando e o município também foi divulgado de forma muito positiva", concluiu Tânia.

Em relação à operação de segurança, o balanço final apontou: uma ameaça, uma lesão corporal dolosa, um roubo de celular, sete furtos de celulares, um furto de veículo, um caso de violência doméstica familiar, cinco autos de prisão em flagrante, duas apreensões de drogas para uso pessoal e um caso de injúria racial, segundo a PM. Diante da proporção do Arraiá, os números são considerados baixos pelas autoridades. O esquema contou com a Polícia Militar, a Civil, a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros e a segurança privada.

As ocorrências da saúde também apresentaram poucos casos. Foram apenas 62 atendimentos entre os dias 22 e 26 de junho, com apenas duas pessoas encaminhadas ao hospital, e que logo foram liberadas. No momento, o município registra 24 casos ativos de covid e nenhum suspeito.