Secretaria de Educação de Conceição do Jacuípe implanta projeto de competências emocionais na educação

Desde o mês de março, a Prefeitura Municipal de Conceição do Jacuípe por intermédio da Secretaria de Educação, vem desenvolvendo um projeto contínuo sobre Competências Socioemocionais na educação.

Diante ao cenário de pandemia mundial, os professores da rede de ensino municipal relataram uma maior incidência de síndrome do pânico, depressão e ansiedade. Sendo assim, nesta sexta-feira (11/06/21), a Secretaria de educação com apoio da Prefeitura Municipal deu início ao atendimento clínico, a segunda etapa do projeto, disponibilizando um grupo de psicólogos para estarem nas escolas fazendo terapias de grupo e identificar as possíveis necessidades emocionais dos professores. Mais de 50 professores da rede municipal serão contemplados com o projeto que contará com 4 psicólogos e uma coordenadora de educação especial.

"Este projeto está sendo desenvolvido no intuito de motivar professores, promover saúde emocional, bem-estar, realização pessoal e profissional neste momento que além de ter que lidar com uma nova rotina, eles também precisam lidar com o medo da contaminação, o isolamento social e a incerteza, pois não se sabe quando a situação vai voltar ao normal. O Projeto de Competência Emocional ajudará os educadores a lidar melhor com essas situações de mudanças e desafios, através da gestão e inteligência emocional, favorecendo múltiplos aspectos, a fim de que os servidores possam se adaptar, superar e ressignificar as áreas da docência e da vida", explicou a Secretaria Marlene Oliveira.

A Secretaria Marlene ainda destacou que o projeto irá se estender para os demais profissionais de educação.

Com esta iniciativa, fruto da necessidade emergente de cuidado com o bem-estar interior neste momento de pandemia, o Governo Municipal oferece uma possibilidade para que os educadores desenvolvam todas as suas dimensões emocionais e profissionais e sintam-se mais fortalecidos para desempenharem um trabalho com mais qualidade e segurança.