Jacuipe Noticias

Bancada de Oposição vota contra aumento de taxas e impostos em Conceição do Jacuípe

Riqueza Imobiliaria JMF
Comercial Cupertino

Na sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Conceição do Jacuípe, realizada nesta quarta-feira, 17 de dezembro de 2025, foi colocada em votação a Taxa de Vigilância Sanitária.


A matéria foi aprovada com sete votos favoráveis e quatro votos contrários, estes da bancada de oposição. Dois votos não foram computados em razão da ausência do vereador Bruno Nery e do presidente da Casa, que só vota em caso de empate.

Durante a discussão, os vereadores de oposição se posicionaram firmemente contra o aumento de taxas e impostos no município.

A vereadora Juliene afirmou que não vota em nenhum tipo de taxação ou imposto extra. Segundo ela, Conceição do Jacuípe é uma cidade rica e, no caso específico da Taxa de Vigilância Sanitária, o valor já é cobrado no alvará, o que caracterizaria cobrança duplicada.

O vereador Denilson também votou contra e comparou o aumento de taxas e impostos a “sangrar o povo trabalhador”.

Ele questionou como uma cidade considerada rica estaria endividada a ponto de precisar retirar ainda mais recursos da população.

Já o vereador Rafael Brito declarou voto contrário à Taxa de Vigilância Sanitária, afirmando que o dinheiro arrecadado acaba “fumaçando em festas”.

Como exemplo, citou a taxa de iluminação pública, que segundo ele nunca funcionou de forma efetiva no município.

O Vereador Rafael também lembrou o aumento do IPTU, que, de acordo com o vereador, chegou a cerca de 300%.

Ainda em sua fala, o vereador Rafael Brito defendeu a isenção da taxa, destacando que Conceição do Jacuípe possui uma boa arrecadação, especialmente devido às indústrias instaladas no município, o que, em sua visão, tornaria desnecessário onerar ainda mais a população.