A Eleição para presidência da Câmara de Vereadores em Santo Amaro está dando o que falar. Depois que a Prefeita Alessandra Gomes perdeu a maioria na câmara.
Conta-se no meio político que, o marido da prefeita, o ex-prefeito Ricardo Machado, que responde ao processo ADSUMUS por desvio de mais de 24 milhões dos cofres público e candidato derrotado nas últimas eleições para deputado estadual, tem desempenhado o papel de prefeito da cidade, onde nas reuniões do Executivo com a sociedade ele é quem se reúne e toma as decisões, onde nem a prefeita eleita e de fato de faz presente.
E na eleição para presidente, nesta quinta-feira, 15 de dezembro de 2022, onde o grupo de oposição intitulado G8 apresentando o vereador Fabinho Malhado para o cargo e tendo a quantidade suficiente para eleger.
Assim, temendo perder a presidência o consorte da Prefeita, pois tem contas reprovadas pelo TCM que ainda não foram ao plenário para apreciação, articulou com o atual presidente a cassação do Vereador candidato a presidente alegando consequentes faltas do edil, e por ato, causou na sessão do último dia 15 que estava marcada a eleição o mandato do vereador empossado seu suplente o vereador Guri e em sequência realizou a sessão e elegeu o candidato da prefeita Luciano Caldas.
Ressaltando ainda que tramita na Câmara duas CPI’s contra a prefeita por irregularidades na reforma de escolas e colocação asfáltica na cidade, todas engavetada pelo atual presidente.
Os vereadores vendo a ilegalidade do ato, pois se quer o vereador cassado foi notificado e o processo tramitado legalmente ingressou na Justiça onde conseguiu através de mandato de segurança seu retorno imediato, e mesmo a contra gosto numa sessão extraordinária marcada pelo presidente para aprovação de um projeto irregular o oficial de Justiça notificou o Presidente para que o mandato fosse cumprido.
Desde então a Presidência disse que está recorrendo da decisão em esfera superior.
Confira os nomes que compõem a nova mesa que foi eleita neste dia 15:
Luciano Caldas (Presidente), Piriquito da Água (Vice-Presidente), Paulo Biólogo (Primeiro Secretário) e Antônio Marques (Segundo Secretário).
Com informações de Georgenes Sampaio