Com o calçamento das ruas concluído, surge uma questão a ser resolvida. A destinação das águas pluviais, que não é uma questão de fácil resolução, pois junto com as águas das chuvas, podem ir o lixo da cidade e até alguns esgotos de residências, colocados clandestinamente.
Proprietários da região do São Francisco se deparam com este problema, pois a rede pluvial, que já está em funcionamento, está levando vários detritos, lixo, sacos plásticos e etc, provocando muitos danos. Animais comem os plásticos e tem problemas estomacais que pode levar a morte, a saída da rede pluvial, nesta área do São Francisco esta provocando uma imensa erosão, além de muitos danos ambientais.
Neste inicio de abril de 2023, o JacuípeNoticias e a Radialista Juliene esteve com Helder Filho, onde ele mostrou os danos provocados na Região do São Francisco, citando inclusive que essa colocação da rede pluvial está na Justiça.
Lixos e sacos plásticos vêem pelos canais pluviais e além da contaminação ambiental, fazem mal aos animais, bois já morreram ao ingerir sacos plásticos.
Erosão provocada pela saída das águas pluviais na região do São Francisco
O JacuipeNoticias recebeu imagens pessoais de registro da instalação da rede pluvial na Região do São Francisco.
Imagens pessoais de registro.
Em Conceição do Jacuípe o Baldes passou por dificuldades na destinação da rede pluvial.
No Vila Esperança existe indícios de dano ambiental e contaminação do Rio dos Cagado.
A Nascente do Rio Jacuípe, na Rua Maria Quitéria, também tem indícios de contaminação.