A matemática das próximas cadeiras da mesa diretora

Nos próximos dias, teremos eleições na câmara municipal de Conceição do Jacuipe para conhecer o nome do vereador que irá presidir a mesa no biênio 2019/20.

Pelo andar da carruagem a oposição esta levando uma pequena vantagem, a base da atual prefeita, logo após o primeiro ano do seu segundo mandato ficou desfalcada do vereador Moisés, reduzindo para cinco dos seis vereadores eleitos no pleito de 2016. Como é necessário maioria simples na votação (7 dos 13 votos), aparentemente a situação ficou em minoria.

No decorrer do ano de 2018, houve diversas situações que foram criadas deixando transparecer fugas e adesões de vereadores para um ou outro grupo, e, eu acredito que foram criadas tensional (do latim tensio+onis) ou intencional  pela própria gestora, ficando alguns vereadores insatisfeitos com a posição dela em abandonar o seu grupo (palavras e atitudes de alguns vereadores), citando como exemplo o ocorrido na ultima sessão (dia 5) quando os vereadores Moises (ex base) e Monica (base), declararam apoio ao vereador Pedro Andrade (pré candidato a presidir a mesa diretora).
Pela matemática (ciência exata), se houver também o apoio dos vereadores da oposição (Lucas, Burrego, Didi e Juliene), já que a vereadora Flavia também lançou a sua pré candidatura, acreditamos que os sete votos que tem o candidato vereador Pedro Andrade, será suficiente para elegê-lo presidente.
Temos também o atual presidente vereador Nilsinho, que está buscando junto a prefeita o apoio dos votos dos vereadores da situação que sobraram (Marcelo, Jodilson e Ralf do Bessa), pois o vereador Junior de Totinho declarou em plenário que não votará em nenhum candidato.
Voltando a matemática, neste caso seriam quatro votos caso a prefeita intercedesse com esses nomes, mesmo assim não teria numero suficiente para conseguir a re eleição.

O que fará a prefeita?

Tentará entrar no jogo? Prometerá aos vereadores "fujões" o apoio necessário principalmente em emendas para o próximo ano? Prometerá cargos? Ou ameaçará os vereadores rebeldes a expulsão do partido?

Esta ultima hipótese eu não acredito, pois a única pessoa que pertence aos quadros do PRB que mereça punição ou até talvez a expulsão, e ela própria, pois foi infiel ao partido que a acolheu, não acompanhando em eleições anteriores, nenhum candidato do partido a qual ela e filiada.

E quanto a vereadora Flavia? Ai é uma outra história.

Quem viver verá!!

Helio Defaria