Inadimplência no Brasil cai, aponta levantamento. 4 em cada 10 estão endividados

Conceição do Jacuipe - Berimbau

Em Conceição do Jacuípe a ACECJ (Associação Comercial e Empresarial de Conceição do Jacuípe) realiza consultas ao SPC / SERASA e orienta processos de quitação de débitos.

Mesmo com a redução do numero de consumidores com contas atrasadas continua alto – 4 em cada 10 brasileiros a partir dos 18 anos estavam com as contas atrasadas em julho. Os números são da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito.

A Bahia possui 40,81% de consumidores inadimplentes.

O que é inadimplência e como ela afeta sua vida?

A inadimplência é o não pagamento de uma conta ou dívida. Assim, o consumidor inadimplente é aquele que está com uma dívida em aberto.

Ficar inadimplente e ter o nome na Serasa / SPC, além de restringir diretamente o acesso ao crédito e desorganizar a vida financeira das famílias, também afeta o score de crédito do consumidor.

Vale lembrar que cada caso é um caso. A elevação ou decréscimo do score após entrada ou saída da lista de inadimplentes dependerá de uma série de fatores. Entre eles estão o valor da dívida, quantidade de parcelas em atraso e quanto tempo aquele CPF permaneceu na lista de inadimplência.