Feira de Santana: Colégios da PM se destacam no Ideb; veja o ranking dos CPMs

Conceição do Jacuipe - Berimbau Conceição do Jacuipe - Berimbau
Conceição do Jacuipe - Berimbau

A unidade de Feira de Santana ficou em quinto lugar entre os CPMs.

Unidades do Colégio da Polícia Militar (CPM) da Bahia se destacaram como as mais bem avaliadas nos Ensinos Médio e Fundamental entre as escolas públicas estaduais no Índice de Desempenho da Educação Básica (Ideb), indicador do governo federal que mede a qualidade do ensino nas escolas públicas.

Os dados de 2021 foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na última sexta-feira (16/9).

O CPM Juazeiro (Colégio Estadual Alfredo Vianna) encabeçou a lista com a pontuação 5,6, a melhor nota entre as escolas públicas estaduais em relação ao Ensino Médio. Na sequência, também com 5,6, o CPM Vitória da Conquista (Colégio Estadual Eraldo Tinoco) adquiriu o 2º lugar, seguido do CPM Anísio Teixeira (Teixeira de Freitas) que obteve a nota 5,5 no Ideb.

Ainda no Ensino Médio, seis unidades do Colégio da Polícia Militar estão no ranking entre os 10 com as melhores notas. Além dos três colégios citados, o CPM Ribeira e o CPM Lobato, ambos em Salvador, conquistaram 5,5 e 5,4, respectivamente, seguido do CPM Alagoinhas que teve a pontuação 5,3.

Outros destaques foram as notas dos CPMs na categoria Ensino Fundamental. Entre os 13 primeiros da lista, 12 deles são unidades de ensino da corporação policial militar baiana.

Do 1º ao 9º lugar, no ensino fundamental, ficaram as unidades de ensino de:

  1. Barreiras (6,6)
  2. Teixeira de Freitas (6,5)
  3. Itabuna (6,1)
  4. Vitória da Conquista (6,1)
  5. Feira de Santana (6,0)
  6. Alagoinhas (5,9)
  7. Ilhéus (5,8)
  8. Itabuna (5,7) e
  9. Dendezeiros/Salvador (5,7).

A 11ª posição ficou com Jequié (5,6), seguida do CPM Ribeira (5,6) e o CPM Lobato (5,6) levou a 13ª colocação.

“Com muito entusiasmo compartilhamos com a comunidade o bom desempenho dos CPM no Ideb 2021. É de suma importância que consigamos manter ou melhorar esses indicadores, bem como que toda a equipe se mantenha motivada, buscando aperfeiçoar as práticas pedagógicas para oferecer, cada vez mais, um ensino de qualidade aos educandos”, destaca o tenente coronel Jarbas, diretor da Coordenação dos Colégios da Polícia Militar (CCPM).

“O Colégio Alfredo Viana vem ao longo de sua história marcando territórios e alargando as fronteiras do conhecimento. O primeiro lugar no Ideb entre as escolas estaduais na Bahia é resultado de um trabalho conjunto da coordenação pedagógica e do corpo docente, que investe no setor de desempenho”, afirma a aluna tenente-coronel Letícia, estudante do Ensino Fundamental do CPM Juazeiro.

CPM na Bahia
Atualmente, 14.562 alunos estudam nas 16 unidades de ensino da Polícia Militar. Além das cinco unidades na capital baiana (Dendezeiros, Luiz Tarquínio, Ribeira, Lobato e Cajazeiras), a Polícia Militar dispõe de colégios nas cidades de Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Candeias, Juazeiro, Jequié, Barreiras e Bom Jesus da Lapa, este último inaugurado em maio de 2022.

Fonte: Acorda Cidade

Conceição do Jacuipe - Berimbau
Conceição do Jacuipe - Berimbau
Conceição do Jacuipe - Berimbau - Comfestas
Conceição do Jacuipe - Berimbau - Sandalias