Berimbau Orgânicos revitaliza agricultura em Coração de Maria, Conceição do Jacuípe e Amélia Rodrigues

Com a crescente demanda por alimentos de qualidade, com preços acessíveis e com quantidades que possam suprir os consumidores com constância, a agricultura tomou moldes bem modernos, fazendo com que a falta de adequação e preparo tira qualquer o mercado de produção.


Coração de Maria produzindo aboboras

A Berimbau Orgânicos empresa das organizações Andrade, com sede em Conceição do Jacuípe tem se firmado neste ramo com solidez. A exemplo disto estivemos em Coração de Maria neste dia 1º de setembro e verificamos uma fazenda produtora na região do Zabelê / Mendes, onde com um ano de trabalhos no local já demonstra uma produção notável.

 

Coração de Maria já teve sua economia baseada na plantação de abacaxi, porém devido a falta de conhecimento de técnicas de manejo do solo, como rotação no cultivo e adubação, a cidade deixou a cultura do abacaxi, trocando por outras atividades como a criação de gado, com isso farias famílias perderam suas ocupações e saíram do campo.

Funcionando como cooperativa e seguindo o principio de evitar tratamento químicos na limpeza da plantação, a Berimbau Orgânicos trabalha com 30 famílias nas três cidade onde ela atua. Em Coração de Maria da ocupação as diversas comunidades da região como Zabelê, Neto e Moras.

Atualmente todas as tecnologias estão integradas, como a exemplo, na visita a fazenda em Coração de Maria, o empresário Pedro Junior, em contato com um comprador de aboboras de São Paulo, passou todas as informações da produção do produto, inclusive com fotos via celular, fechando uma venda e já acertando o período em que o comprador pegaria as aboboras, transportando-as para São Paulo.

Coração de Maria com seu terreno argiloso, recebeu plantações de aipim, abobora e abacaxi, sendo necessário um investimento em capitação de água e poços para sustentar a lavoura.

Já Conceição do Jacuípe, fotos abaixo, tem um solo arenoso, boa disponibilidade de água, permitindo uma grande variação de culturas.

Além de uma grande variedade de culturas, na fazenda da estrada da Volta, Amélia Rodrigues / Conceição do Jacuípe, é feita associação de culturas onde pés de laranjas, tangerinas e hortaliças são cultivadas juntas.

A especialidade de Conceição do Jacuípe continua sendo hortaliças e legumes, es outras culturas estão associadas como a do tomate que antes não tinha força na cidade começa a ganhar representatividade.

Muitas variedades de tomates já estão produzindo como o tomate cereja.

As culturas, mesmo diversificadas necessitam de uma constante atenção e cuidado com as pragas da lavoura e também com a manutenção.

Para controle de pragas alem dos produtos permitidos na cultura orgânica, o controle natural é feito com zelo, cuidando-se até dos pássaros que ajudam a diminuir a incidência de insetos no local

No sistema cooperativo da Berimbau Orgânicos, uma das maiores dificuldades dos agricultores que é a preparação do terreno, pela falta de maquinário, é resolvida com equipamentos de ultima geração, como a confecção de leras mais fundas que evitam o alagamento na produção de hortalisças.

Mais foto no Facebook

-Comente esta notícia dê sua opinião!
Nome:

E-mail:

Comentário:
- Oferecimento: ID Profile, a identidade virtual que você precisava! www.idprofile.org .

Boa noite, tenho interesse em visitar, como proceder? Att: Claudio

Claudio Ferreira | 03/09/2016 22:11:50



moro em Mato Grosso, como posso comprar uma matrz do Aipim, pretendo produzi-la na região.

Lourimar Pinheiro | 21/11/2015 22:21:07



Li a reportagem, e fiquei maravilhada com a inciativa do cultivo orgânico. As cidades estão de parabéns por esta iniciativa. É disso que estamos precisando, alimentos livres de agrotóxicos nos permitindo consumir alimentos de boa qualidade, melhorando nossa qualidade de vida.

Graça Regina | 05/09/2015 17:18:08



Parabéns Pedro júnior 👏👏👏👏

Udson | 02/09/2015 18:24:11



São de iniciativas assim que coracao de maria precisa nao da politicagem dos que querem se perpetuar no poder em proveito proprio e de familiares e amigos.Ou m dos que querem voltar para recuperar prestigio e dinheiro ´por ma administracao pessoal.

MARIENSE DE VERDADE | 02/09/2015 15:52:16



Estamos esperando a presença Berimbau Orgânicos aqui no Tanque Senzala (Santo Amaro-BA)

Santo Amarense | 02/09/2015 13:16:18



Iniciativa Sensacional! O solo do Zabelê, Neto, Moraes e Mendes é muito rico em nutrientes e sais minerais.

Antonio | 02/09/2015 13:13:02



Parabéns Junior.

Roberto | 02/09/2015 08:35:15



Muito bacana. A ideia é essa. Qualidade, emprego, visibilidade e rentabilidade.

Marcelo SSA | 02/09/2015 08:34:23




©2009 Jacuípe Notícias, todos os direitos reservados

Jacuípe Noticias