A condição poética de Conceição do Jacuípe em seus 58 anos

“O poeta é um fingidor” disse o poeta-filósofo Fernando Pessoa, que tinha vários heterônomos, ou personalidades poéticas. Coincidentemente, Conceição do Jacuípe, aparentemente, vive assim, entre a cidade real e a imaginada poética.

Assim, na noite desta sexta-feira, 18 de outubro de 2019, quando cidadãos estavam entrando pelo portal de Conceição do Jacuípe, ouviram tiros, pânico, um morto e clima tenso na Rua Teodoro Sampaio e Praça Benjamin Costa. (click)

Neste mesmo momento na Praça Manoel Teixeira, todos começavam a festa de 58 anos de Berimbau. Nem parecia a mesma cidade, nem o tratamento das praças era o mesmo. (click)

A Praça Manoel Teixeira (Matriz) recebeu uma bela decoração, feira com barracas personalizadas, trio elétrico, bancos, jardim, ornamentação, etc.
Já a Praça Benjamin Costa (dos Quiosques) recebeu uma proteção de saco, isso mesmo! Saco daqueles que são usados para carregar batata, cebola e outras coisas.

O que ocorre com a Praça Benjamin Costa é que o parquinho esta interditado, tem muito tempo isso, os brinquedos estão danificados, a areia contaminada por animais, e ele foi interditado depois que uma criança se feriu e foi contaminada neste parque, (click) porém a interdição não foi eficiente.

Espera-se que com “saco de linha de nylon” fique interditado.

Na realidade as duas praças estão nas mesmas condições de degradação, assim como todas as demais praças de Conceição do Jacuípe, só que a praça de “Berimbau” está enfeitada e não da para notar muito bem isso.

Sobre a questão da segurança, dos tiros e demais transtornos, onde a violência, os assaltos e roubos de veículos estão crescendo em Conceição do Jacuípe, isso pode ser amenizado de forma moderna, como é feita hoje a segurança através de câmeras de segurança.

Estas câmeras de segurança, um projeto do Vereador João Filho, já foram instaladas em 2013 (click), porém, de lá para cá, não se tem precisão do que aconteceu com elas.

Vereadores já denunciaram gastos de 200 mil com estas câmeras, agora câmeras fantasmas (click) e escândalos outros (click aqui e aqui).