Neste mês de novembro de 2022, cidadãos moradores do Rio Seco perceberam que cães e gatos estão sendo envenenados nesta região.
Esta é a segunda ocorrência de envenenamentos neste ano.
Já existiram outras ocorrências em Conceição do Jacuípe. Confira neste link!
Envenenar animais é crime.
O responsável por esse ato pode ser enquadrado no crime de Crueldade contra Animais, que encontra respaldo legal na Lei de Contravenções Penais e Lei de Crimes Ambientais.
O responsável por esse ato pode ser enquadrado no crime de Crueldade contra Animais, que encontra respaldo legal na Lei de Contravencoes Penais e Lei de Crimes Ambientais (Lei 3688/41, art. 64 e Lei 9605/98, art. 32). No caso da venda do chumbinho, o crime é Contra a Saúde Pública (art. 273 parágrafo 1º-B, inciso I e IV do Código Penal).
Sintomas: como reconhecer um gato envenenado?
Diversas substâncias podem levar ao envenenamento de um gato, sendo que cada uma delas afeta o organismo de maneira diferente. Isso significa que os indícios podem variar muito de uma substância para outra. Entretanto, fique atento ao observar um ou mais desses sintomas de gato envenenado:
- Salivação excessiva;
- Vômitos;
- Diarreia;
- Dor abdominal;
- Dificuldade respiratória;
- Convulsões;
- Perda de consciência,
- Alterações motoras.
Se depois de conferir os sintomas de envenenamento em gatos você suspeitar que o pet realmente foi envenenado, procure uma clínica de pronto-atendimento imediatamente. A falta de atenção médica pode levar a consequências graves e até mesmo ao óbito.
Primeiros-socorros
Ao suspeitar de gato envenenado, o primeiro ímpeto de muitos tutores é tentar induzi-lo ao vômito, mas saiba que isso não é recomendado. No caso de substâncias corrosivas, por exemplo, a indução do vômito aumenta o risco de lesões, além da intoxicação.
Em vez disso, procure um veterinário 24 horas para atendimento imediato. Quanto mais rápido você agir, melhor será o prognóstico para o amigo de quatro patas. Não perca tempo!