Fé, tradição e festividade marcaram a 22ª Festa do Vaqueiro de Ipuaçu

Conceição do Jacuipe - Berimbau

Programação atraiu bom público ao distrito no final de semana

A 22ª edição da Festa do Vaqueiro, realizada no distrito Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu), chegou ao seu fim no domingo (28/05/23), com a tradicional cavalgada que reuniu vaqueiros em um percurso de cerca de 6 km até a sede, onde as atrações musicais animaram o público.

A celebração teve início na sexta-feira passada (26) com uma procissão que saiu da comunidade Umbuzeiro, levando a imagem de Nossa Senhora Aparecida até a sede do distrito. Diversos artistas, como Regis Vaqueiro, Jaldo Rodrigues, Canindé, Letícia Brasil, Malícia 100 Vergonha/Renan Boy, Moisés Almeida, Cheiro Perfumado, e Adelmário Coelho fizeram parte da programação musical.

De acordo com Jurandy Carvalho, um dos idealizadores do evento, a festa teve seu início há aproximadamente 27 anos e desde então mantém a tradição de levar a imagem de Nossa Senhora Aparecida pelo distrito.

"A festa do vaqueiro não se resume apenas a desfiles de cavalos, música e dança. Também temos a parte da procissão e a tradicional devoção a Nossa Senhora Aparecida, padroeira dos vaqueiros e de todos os peões", ressalta Jurandy.

A celebração atraiu moradores de Feira de Santana e de outras localidades próximas, como o aposentado Ademario Martins, que veio de Coração de Maria para participar da cavalgada pela primeira vez.

"Estou aqui com mais três pessoas e vamos ficar até o final para demonstrar nosso amor e carinho pela tradição da cavalgada", afirma.

A programação cultural contou com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

    Fotos: Júnior Araújo