Em Delivery, drive thru ou Takeaway: Chegou a temporada do amendoim em Conceição do Jacuípe.

O período safrista de alta no consumo do amendoim já chegou, e como não podia deixar de acontecer, mesmo nos maiores contratempos, Negão do Amendoim esta fornecendo seus produtos em Conceição do Jacuípe com a melhor qualidade.

Com o conhecido delivery, drive thru do amendoim e o tradicional serviço Takeway na sua banca na Praça Manoel Teixeira, centro de Conceição do Jacuípe.

O amendoim é uma leguminosa rica em nutrientes, fibras e gorduras insaturadas

Conforme o Ministério da Saúde, assim como as castanhas, nozes e amêndoas, o amendoim é rico em minerais, vitaminas, fibras e gorduras saudáveis (gorduras insaturadas). Ele também contém compostos antioxidantes, o que faz dele um potencial fator de proteção contra doenças. 

- Nutrientes e minerais

O grão do amendoim possui de 25 a 32% de proteína (albuminas e globulinas), 8 a 12% de carboidrato, 3% de fibra, e 2,5% de minerais. 

Podemos citar como vitaminas e minerais presentes no amendoim:

  • Vitamina E

  • Vitaminas do complexo B

  • Folato

  • Magnésio

  • Zinco

  • Fósforo

  • Cobre

  • Potássio

  • Cálcio

A pele (casca) possui maior percentual de carboidrato (49%) e de fibra (19%), das quais, 25% são compostas por fibras solúveis, bem como taninos e pigmentos.

- Gorduras insaturadas

Como mencionado, o amendoim é uma boa fonte de gorduras insaturadas (gordura “do bem”). Um grão de amendoim possui de 45 a 50% de lipídeos (gorduras). 

As principais gorduras encontradas no grão são o ômega 9 (ácido oleico) e o ômega 6 (ácido linoleico), presente exclusivamente em oleaginosas. 

O equilíbrio desses tipos de gordura com o ômega 3, encontrado em alguns tipos de peixes, é essencial para manter o organismo saudável, além de prevenir doenças como câncer, Alzheimer e depressão.

- Valor calórico

Ainda que o amendoim seja uma excelente fonte de nutrientes e gorduras boas, o consumo deve ser moderado. São 600 calorias presentes em 100 gramas de amendoim. Por isso, ainda que seja caracterizado como saudável, a recomendação médica é ingerir sem excessos, devido ao seu alto valor calórico. 
- Zero colesterol
O amendoim, ao contrário do que muitos pensam, possui nutrientes que diminuem o colesterol ruim, como é o caso dos fitoesteróis. 

Além disso, o amendoim possui um corante natural (também presente nas uvas e na cebola roxa). Antioxidante, essa substância auxilia para impedir que o colesterol LDL (o colesterol ruim) forme placas nas artérias - prevenindo o infarto.