Jacuipe Noticias

Operação ‘Campo Seguro’ desarticula grupo que aterrorizava propriedades rurais em Amélia Rodrigues

IAN Transportes e Serviços Pedronça Alimentos
JMF

Liderança do grupo dava ordens de dentro do Presídio da Mata Escura, em Salvador.

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta segunda-feira, 23 de dezembro de 2025, a Operação Campo Seguro para desarticular uma associação criminosa especializada em roubos armados contra propriedades rurais em Amélia Rodrigues, no Portal do Sertão. A ação contou com o apoio de diversas delegacias da região e da capital.

Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e dois de busca e apreensão. Segundo a polícia, o grupo agia com violência, rendendo vítimas em fazendas e sítios para roubar dinheiro, armas e celulares, além de forçar transferências via PIX.

Ordens vindas do presídio
As investigações revelaram que o comando dos crimes partia de dentro do sistema prisional. L. F., conhecido como “Hellmans”, apontado como uma liderança de alta periculosidade de uma facção criminosa, enviava as ordens diretamente do Presídio da Mata Escura, em Salvador. Mesmo recluso, ele coordenava roubos, tráfico de drogas e homicídios na região de Amélia Rodrigues.

Outro detento na Mata Escura, identificado como V. J. S., foi descoberto como um dos beneficiários das transferências bancárias feitas pelas vítimas durante os assaltos. Celas ocupadas pela dupla foram alvo de buscas durante a operação.

Atuação na ‘Rua da Palha’
A maioria dos integrantes identificados reside na localidade conhecida como Rua da Palha, próxima ao centro de Amélia Rodrigues. Entre os alvos localizados hoje está M. G. S., o “Baixinho da Rua da Palha”, preso temporariamente.

Além dos crimes de roubo, a polícia efetuou a prisão de um homem, identificado pelas iniciais J. F. P., que possuía um mandado de prisão em aberto por uma condenação pelo crime de estupro.

Força-tarefa regional
A operação foi coordenada pela Delegacia de Amélia Rodrigues e mobilizou equipes de diversas cidades, incluindo:

Santo Amaro (1ª DT e Oliveira dos Campinhos),Conceição do Jacuípe, Feira de Santana (GATTI e DECARGA),
Serrinha, Santo Antônio de Jesus e Alagoinhas (GATTI), Salvador (DEPIN e DIRPIN Leste)

Os suspeitos presos foram encaminhados para as unidades policiais correspondentes e seguem à disposição da Justiça. O material apreendido ajudará a Polícia Civil a identificar outros possíveis integrantes e beneficiários do esquema criminoso.

Com informações e foto do Ascom da Polícia Civil